3º FESTIVAL CONSCIÊNCIA HIP HOP DE CUIABÁ
A CUFA de Primavera do Leste esteve presente ao TERCEIRO FESTIVAL CONSCIÊNCIA HIP HOP DE CUIABÁ, graças a uma parceria com a secretaria de Educação e Cultura do Município, e a especial atenção do secretário Antonio Nogueira, que possibilitou o deslocamento de membros representantes dos perfis da cultura HIP HOP de nossa cidade, onde participamos nas vertente de MC, com o grupo ‘CONEXÃO DA RIMA’ (abrindo espaços e conquistando as simpatias dos apreciadores do gênero musical), mais as apresentações do MC RAPPER ‘BETO’ e ‘BRUXO’, de Campo Verde, que se incorporou a nossa delegação. Os show’s de MC agradaram profundamente, contagiando tanto ao público costumeiro, quanto outros que por lá compareceram pela primeira vez, dado ao teor das letras das músicas retratarem uma realidade crua e dura da vida periférica, mas mostrando o lado bom e o ruim das situações a que estão sujeitos, com a opção pela paz e o reto caminho de viver em sociedade, de forma sadia. Participamos também da elaboração de um painel de GRAFITTE em um extenso muro nas cercanias do Shopping Goiabeiras, obra de arte elogiada por quantos a viram, tendo servido também para a pedagogia de alguns de nossos grafiteiros-aprendizes para o aprimoramento de suas técnicas. Inúmeras paredes cinzentas e espaços urbanos mortos estão sendo revitalizados pela arte dos grafiteiros da CUFA de Cuiabá, levando a alegria a espaços geográficos urbanos degenerados pelo abandono e ação do tempo.
Levamos parte de nossa equipe de Basquete de Rua que fizeram excelentes apresentações arrancando aplausos de apreciação por suas manobras radicais, em um verdadeiro show!
Como sempre o que chamou muito a atenção foi as ‘batalhas dos B BOYS e das B GIRLS’, com suas eletrizantes manobras roubaram a cena, dividindo o grande público presente que não conseguia participar com concomitância das apresentações de MC, Basquete de Rua e as batalhas de Dança Break.
Houve o acontecimento dos Seminários onde foram discutidos temas de relevância para o movimento, como sobre políticas de produção e circulação de produtos sociais da cultura hip hop, abrangendo a produção cultural, elucidação das Leis de Incentivo, as formas de acesso a estes recursos.
A mediação dos Seminários ficou sob a responsabilidade do ‘Linha Dura’, representante do Hip Hop do Cerrado, que conduziu as discussões que se escoaram nos dias 07 e 08 de Setembro nas dependências da Casa da Cultura. Entre os convidados participantes houve a presença de Paulo Traven e Mário Olímpio, com discussões sobre Produção Cultural e Leis de Incentivo. Pablo Capilé discorreu sobre o tema ‘A nova lógica da produção independente’, o qual é membro do ‘Espaço Cubo’.
A organização geral do evento esteve sob a tutela do articulador do Movimento Hip Hop e da CUFA de Cuiabá o conhecido ‘Linha Dura’, militante, profundo e antigo conhecedor das carências das periferias. Os Seminários foram realizados na CASA DE CULTURA de Cuiabá.
Foi um fim de semana proveitoso para todos os participantes, apesar de todo cansaço, todos ficaram felizes e satisfeitos, já esperando uma nova oportunidade para vivenciarem coletivamente a cultura Hip Hop.
jciglesias (prof. Da Unicen e membro da CUFA)